Na última década, as empresas vêm apostando na conversão de sua linha de aplicativos de negócios de aplicativos de desktop tradicionais para aplicativos Desktop-Web. Nos últimos anos, os mesmos inovadores iniciaram o processo de desenvolvimento de aplicativos móveis. É muito provável que a maioria das organizações com as quais você interage como consumidor tenha uma presença deste tipo de aplicativo. A maioria dos restaurantes de entregas e todos os principais bancos têm um aplicativo móvel para seus clientes. Esses aplicativos permitem que a organização controle melhor como seus usuários visualizam e gerenciam seu conteúdo. Ele também permite que o desenvolvedor implemente recursos como armazenamento offline, geolocalização e até realidade virtual / aumentada. O acesso a essa funcionalidade permite que as empresas resolvam problemas usando tecnologia que, de outra forma, seria impossível por meio de um aplicativo da web.
Recomendamos a utilização de um equipamento leve e de baixo custo ao desenvolvimento móvel. Existem vários desafios associados à criação e manutenção de um aplicativo móvel que não surgem em projetos típicos de programação de aplicativos. Em primeiro lugar, sua empresa tem muito pouco controle sobre como ou quando as atualizações do sistema operacional ocorrem no dispositivo móvel / tablet do usuário final. Há um risco diferente de zero de que uma atualização do iOS possa interromper algumas ou todas as funcionalidades dos seus aplicativos móveis. Segundo, há um conjunto de diretrizes e restrições que seu aplicativo deve seguir para ser implantado nas lojas de aplicativos (Apple, Google e Microsoft). Essas diretrizes podem ou não estar em conformidade com os padrões da sua organização e, definitivamente, evoluirão com o tempo. Há também alguns obstáculos técnicos e de design a serem ultrapassados, como: duração da bateria, espaço na tela e restrições de largura de banda da Internet.
Em muitos cenários, é provável que a infraestrutura existente (bancos de dados, serviços da Web e armazenamento de conteúdo) possa ser reutilizada ao criar um aplicativo móvel. Criamos vários aplicativos móveis que alavancaram o código ou serviços da Web existentes de projetos herdados ou integrados diretamente aos bancos de dados de outros produtos de software LOB. Parte do nosso processo inclui revisar e investigar o que pode ser reutilizado e o que precisa ser reconstruído. Também analisamos e aumentamos as soluções móveis criadas por outras empresas de desenvolvimento de aplicativos móveis.
Os desenvolvedores de software personalizados oferecem algumas alternativas para um desenvolvimento móvel puro usando a tecnologia iOS ou Android nativa. Os aplicativos Desktop-Web podem ser "otimizados para dispositivos móveis", o que significa que o aplicativo Desktop-Web será dimensionado / reduzido com base no tamanho do dispositivo móvel ou tablet. Este é um excelente trampolim para muitas organizações que têm um aplicativo Desktop-Web moderno para mover para o mundo do desenvolvimento de aplicativos móveis. Uma segunda opção é criar o que é conhecido como aplicativo "multiplataforma" - ou "criar uma vez implantar em qualquer lugar". Essa abordagem permite que o desenvolvimento de aplicativos móveis seja feito com um único código de desenvolvimento, mas o produto final pode ser implantado no iOS, Android e possivelmente no Windows. Essa é a escolha preferida para muitos desenvolvedores de aplicativos móveis, pois fornece um processo de desenvolvimento rápido e potencialmente economiza esforço de desenvolvimento com relação à manutenção contínua. A SISCOMCOM ajudou organizações no passado a decidir qual abordagem fazia sentido para seus negócios e o projeto: uma estratégia móvel nativa ou uma estratégia híbrida.